quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Convento de Cristo fechado por causa dos estragos da tempestade

Desde segunda feira, dia 11, que o Convento de Cristo em Tomar está encerrado ao público devido a estragos provocados pela tempestade Ana.

Segundo apurámos, o mau tempo danificou um vitral de grandes dimensões na nave manuelina, virada a sul (na foto). O referido janelão está em risco de queda o que pode colocar em risco os visitantes.
Nesta altura já está montado um andaime e está a proceder-se à recolocação e reforço do vitral.
O monumento deverá reabrir nos próximos dias.

11 comentários:

  1. Foi uma boa opção ter fechado para evitar problemas.

    ResponderEliminar
  2. É um manifesto exagero o encerramento do Convento durante vários dias, só porque a tempestade danificou uns vitrais. Bastava fechar as portas de acesso ao coro e vedar as escadas de acesso ao terraço do Claustro principal, para resolver os problemas de segurança. O resto, que é mais de 95%, podia continuar aberto ao público. Manifestamente a senhora directora e quem eventualmente a aconselhou entraram em pânico. Ou então pretende-se esconder algo. Convém recordar que os estragos importantes causados pelo tornado de Dezembro de 2010, no coroamento da fachada sul do coro manuelino ainda não foram reparados, sete anos depois. Nem o
    convento fechou por causa disso.
    Coisas à moda de Tomar.
    Para mais detalhes, digite tomaradianteira3.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Sr. Dr. Rebelo não pense que sabe tudo e não fale do que não sabe, caso houvesse algum problema, só que fosse um, vinham logo os velhos do restelo argumentar porque não se fechou, coisas de ignorantes. E para finalizar quem deu ordem para fechar foi a DJPC, para saber mais ligue para Lisboa.

    ResponderEliminar
  4. Essa lengalenga do não pense que sabe tudo e do não fale do que não sabe, foi chão que já deu uvas. Tal como os anónimos armados em especialistas-conhecedores. Mostrem-se!
    A DGPC terá dado ordem para encerrar, baseada naquilo que lhe disseram os que estão no Convento, quando entraram em pânico.
    Por acaso chamaram os bombeiros ou a protecção civil? Se afirmativo, qual foi a opinião deles? Também aconselharam o encerramento de TODO o monumento ao público, mas não aos que lá trabalham?
    Patetices, é o que é.
    Quanto ao mais, está com razão o anonimato. Só conheço o Convento desde há 60 anos. Pouca coisa, quando comparada com os actuais especialistas da coisa...
    Valha-nos Deus, se puder...

    ResponderEliminar
  5. Com o devido respeito o senhor não sabe do que fala, quer protagonismo mas já não colhe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que você pretende e merecia, julgo eu saber muito bem. Mas daqui não leva mais nada. Tenha pelo menos vergonha nessa cara. Identifique-se e então poderemos debater. Eu quero protagonismo, não é? E você?

      Eliminar
  6. tao o anónimo sabe então que diga ao certo o que se passa....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro a noticia explicou o que aconteceu, é só ler com atenção.

      Eliminar
  7. Estou cheio de medo. Eu não preciso de protagonismo e já não tenho idade para o ter, já o senhor está na Cidade muito bem visto, está está, por acaso ninguém lhe passa cartucho já reparou.

    ResponderEliminar
  8. O assunto não é esse, criatura. Não tente desviar a conversa.
    A minha reputação não lhe diz respeito. Ou também se acha dono disto tudo? De resto, aqueles que não me passam cartucho, como você diz, nem sabem o favor que me fazem. Dispenso gente intolerante e reles.
    Quanto ao medo, acha que eu ameacei? De que forma?
    Tenha mas é juízo.
    Desejo que tenha um bom Natal e Feliz ano novo. Se puder, bem entendido, porque às vezes a consciência pesa um bocadinho mais que a conta.

    ResponderEliminar
  9. Calma amigo Dr. António Rebelo não dê troco a ignorantes, toda a gente o conhece e o senhor não tem que provar nada a ninguém. As pessoas escondem-se no anonimato, são uns tristes. Abraço e Festas Felizes.

    ResponderEliminar