sábado, 15 de julho de 2017

Fatias de cá repõe Tanegashima e Viriato à beira Tejo

O grupo de teatro Fatias de Cá, de Tomar, regressa às margens do rio Tejo em Tancos e Arripiado, para representar a peça Tanegashima nos dias 14, 15 e 16 de julho, às 21.21 horas. A peça Viriato regressa todos os sábados de agosto às 19.19 horas, junto ao castelo de Almourol.

Para a peça Tanegashima, o encenador Carlos Carvalheiro baseou-se na Peregrinação de Fernão Mendes Pinto e em Teppo-Ki de Nampo Bunshi.
Cada bilhete custa 11,11 euros.
Sinopse: No século XVI, os portugueses estavam espalhados por todo o Oriente. Um desses grupos, que integrava Fernão Mendes Pinto, e na sequência de um assalto a um templo na China, aporta na ilha de Tanegashima, no Japão. A espingarda que usavam, chamou a atenção do senhor da ilha, que se interessa por ela, contrariamente ao senhor de Kyushu, a grande ilha do Japão, que a recusa. O senhor Tokitaka de Tanegashima, em troca da filha, Wakasa, obtém de Diogo Zeiomoto o segredo da construção da espingarda portuguesa. Wakasa tem o primeiro filho luso-japonês. O senhor de Tanegashima, com o auxílio da espingarda, derrota o senhor de Kyushu e conquista o Japão. Os portugueses regressam a Portugal. Wakasa espera pelo marido durante anos, até que um dia, julgando ver uma caravela no horizonte, enfia-se pelo mar dentro ao seu encontro. A história da espingarda que mudou um país e a história da mulher que pagou a mudança vem relatada na Peregrinação de Fernão Mendes Pinto e em Teppo-Ki de Nampo Bunshi.

Mais informação aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário