domingo, 26 de março de 2017

Grupo Fatias de Cá homenageia figuras típicas tomarenses

Néné Cebola, Kalin-Kalá ou Batata são nomes que pouco ou nada dirão à gerações mais jovens. Mas para os mais velhos são nomes que ficaram na memória por serem figuras típicas tomarenses. Marcaram a nossa história recente por fugirem da cinzenta normalidade, cada um à sua maneira.

O grupo de teatro Fatias de Cá vai homenagear estas figuras com a peça “Tomar em Revista”, na segunda feira, dia 27 de março, Dia Mundial do Teatro, pelas 21.21 horas no cine-teatro.
A ideia do encenador Carlos Carvalheiro é “remar contra a maré do esquecimento, fazendo reviver figuras típicas tomarenses do século XX que provavelmente nunca hão-de ter uma rua de Tomar com o seu nome, mas que fizeram parte do seu quotidiano e da sua memória afetiva”.
E na sua crónica quinzenal, Carlos Carvalheiro apela aos espetadores “a virem vestidos à século passado (não o XIX, mas a roupinha logo de antes do 25 de abril): vestidinho ou saia e casaco para as senhoras, fato e gravata para os senhores. A sala ficaria com um ambiente vagamente “retro” e, para os mais entusiastas, haverá nichos de participação em cima do palco”.
Algumas das figuras tomarenses, já desaparecidas, homenageadas no "Tomar em Revista" são: Néné Cebola, Kalin-Kalá, Batata, Manel da Loja, Custódio, Jaquim da Singer, Jaquim Sapateiro e Manel Martins.
As entradas são livres.

2 comentários:

  1. Uma curiosidade para os mais novos: o Manel da Loja é o pai de Carlos Carvalheiro, que assim lhe presta homenagem de forma recatada, pois não disse a ninguém de quem se trata.

    ResponderEliminar
  2. E é uma bela história...a da ida ao Tramagal...

    ResponderEliminar