sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Dezenas de contadores de água rebentam por causa do frio

Devido à vaga de frio que se faz sentir, dezenas de contadores (perto de 50) rebentaram no concelho de Tomar, segundo informação dos SMAS. O problema afetou também algumas bocas de incêndio.
O frio – em Tomar chegou ao 7,7° negativos - provoca o congelamento da água no interior dos tubos durante a noite. De manhã, com o degelo, muitos contadores não aguentam a pressão e acabam por rebentar.

Os SMAS não estão a conseguir responder a todas as solicitações e já emitiram um comunicado a pedir alguma compreensão.
Ao mesmo tempo apelam a que os consumidores protejam os contadores com jornais e/ou pedaços de tecido, para evitar roturas.

Comunicado dos SMAS
Rebentamento de contadores devido ao frio
Os SMAS de Tomar informam que, devido à vaga de frio que se fez e faz sentir, especialmente na madrugada de hoje, ocorreu o rebentamento de dezenas de contadores (>50) e outros órgãos da rede pública de abastecimento de água (bocas de incêndio, etc.).
Embora estejamos a tentar solucionar todas as ocorrências desta natureza que nos têm sido comunicadas – rebentamento de contadores e outros órgãos devido ao congelamento da água que se encontra no interior desses dispositivos – e principalmente devido ao seu elevado número não temos estado a conseguir atender a todas as situações com a brevidade que desejaríamos e que naturalmente os munícipes afetados também desejariam. Pedindo desculpas pelos transtornos causados, estamos a tentar, com a brevidade que nos é possível assegurar, atender a todas as situações dessa natureza.
Entretanto agradecíamos que todas as situações que tenham ocorrido ou venham a ocorrer nos próximos dias (dado a prevista manutenção de baixas temperaturas exteriores) nos sejam comunicadas a fim de as irmos progressivamente solucionando.
Apelamos a todos os munícipes que possuam dispositivos de canalização (contadores, etc.) ligados ao sistema público de distribuição de água em zonas exteriores especialmente expostas às baixas temperaturas que protejam esses dispositivos (especialmente os contadores) com jornais e/ou pedaços de tecido, para evitar roturas provocadas por fenómenos de congelamento da água no interior desses dispositivos mais expostos às condições climatéricas exteriores adversas.
Apelamos também para a compreensão dos nossos munícipes de que algumas faltas de água se devem precisamente ao congelamento da mesma no interior dos dispositivos e canalizações diretamente expostos às condições climatéricas exteriores adversas, pelo que deverão aguardar pelo seu descongelamento e assim evitar a nossa deslocação na sequência de comunicação eventualmente efetuada e proporcionar assim que os nossos serviços possam ocorrer mais rapidamente a situações de maior urgência de resolução.

Sem comentários:

Enviar um comentário