quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Por detrás da máscara, há um artista

Leonel Alves com o fato que fez da personagem Venom, da serie Homem Aranha
Leonel Alves é um jovem tomarense que adora o carnaval. Desde novo participa assiduamente na realização do carnaval da Linhaceira, mas foi há três anos que desenvolveu o seu primeiro fato feito de silicone. Toda a gente gostou, e foi de tal forma um sucesso que Leonel conseguiu vendê-lo para o estrangeiro, através do Ebay. A partir daí começou a dedicar-se a esta arte, e já vendeu mais de 30 fatos de fantasia para todo o mundo.

Há alguns dias, o 'Tomar na Rede' publicou o vídeo do Extraterrestre que passeia por Tomar, e era Leonel Alves que estava por detrás dessa máscara. Aos 30 anos Leonel é massagista, mas é a paixão pelo carnaval que faz aplicar-se nesta arte. "É como se eu estivesse a jogar ao carnaval o ano inteiro", conta Leonel com boa disposição o facto de ter de consolidar a sua profissão com a confeção das fantasias. Personagens de jogos de vídeo e de filmes de ficção científica, são normalmente os modelos que o jovem artista recria nos seus fatos de fantasia. Cada trabalho demora normalmente entre três dias a três semanas, dependendo da complexidade da personagem.

Foi a experimentar que Leonel foi aperfeiçoando a sua arte. Apesar de não ter nenhum curso específico para fazer as fantasias, o jovem tomarense acabou por criar o seu próprio processo com o passar do tempo. Leonel explica também que a experiência que obteve noutras áreas onde trabalhou, foi importante porque aprendeu a mexer com silicone. Para começar, compra um fato de licra completo, consoante as medidas da pessoa, e depois ajusta a um manequim, onde vai cobrindo de silicone. "Quando faço fatos, gosto que pareçam mesmo pele", sublinha Leonel que procura sempre que os seus produtos sejam o mais real possível.
William Shatner rodeado de vários fatos criados por Leonel Alves
Austrália, Reino Unido e Estados Unidos da América são alguns dos países para onde Leonel costuma vender os seus fatos. "Para o mercado português é difícil", argumenta o jovem tomarense, que explica que o custo dos seus fatos fica caro, pois gasta muito dinheiro com materiais. É com grande orgulho que Leonel conta que William Shatner, ator que fez o papel de Capitão Kirk na famosa saga Star Trek, aparece numa fotografia com vários fatos que o jovem tomarense vendeu para a Austrália.

Várias pessoas já incentivaram Leonel a dedicar-se a tempo inteiro a esta arte. "Já me disseram para ir para os Estados Unidos arranjar emprego", refere o jovem artista que vive dividido entre a sua profissão e a sua paixão. Em Portugal, ainda não arriscou abrir um negócio maior por "falta de tempo e de verbas". No entanto, Leonel confessa que se o negócio tivesse "mais automatizado e conseguisse arranjar financiamento, dava o passo".

Este é o seu último trabalho, baseado no vilão, Tyrant, do primeiro jogo de vídeo, da saga Resident Evil
O fato de extraterrestre foi vendido para a Rússia

Sem comentários:

Enviar um comentário